terça-feira, 29 de junho de 2010

"Caminito amigo!"

O bairro La Boca em Buenos Aires é completamente diferente de toda a cidade! O Caminito, especificamente, é um local de cores. E fortes: amarelo, vermelho, verde. A rua Caminito tem 100 metros de extensão e pode ser visitada em uma manhã.



Por ser uma área portuáris o bairro foi formado por marinheiros e pelos imigrantes, especialmente genoveses, e por muito tempo foi um dos lugares mais degradados da cidade. O colorido vem das sobras de tintas trazidas pelos marinheiros.



Antigamente o local era de terra e pedra chamado "a curva" e logo se converteu em caminito, pois diminuia a distância. Benito Quinquela Martín deu esse nome ao local que hoje é reconhecido mundialmente.

Apesar do turismo ser um pouco agressivo (as pessoas não param de oferecer bonecos para tirar fotos ou mesmo se oferecer para fazer poses de tango - o preço? 15 pesos aproximadamente) o local possui lembrancinhas de Buenos Aires a preços razoáveis. Marcadores de página e imãs de geladeira ainda são uma boa opção!



O Caminito respira cultura! Lá houve o início das artes em Buenos Aires. Os moradores editavam jornais e criaram casas de cultura, estimulando assim os artistas portenhos. Ao caminhar o visitante consegue ver a arte estampada.



Conhecer o Caminito é indispensável!

O local tornou-se tão famoso que Carlos Gardel fez uma música:

Caminito que el tiempo ha borrado,
que juntos un día nos viste pasar,
he venido por última vez,
he venido a contarte mi mal.

Caminito que entonces estabas
bordeado de trébol y juncos en flor,
una sombra ya pronto serás,
una sombra lo mismo que yo.

Desde que se fue
triste vivo yo,
caminito amigo,
yo también me voy.
Desde que se fue
nunca más volvió,
seguiré sus pasos,
caminito, adiós.

Caminito que todas las tardes
feliz recorría cantando mi amor,
no le digas si vuelve a pasar
que mi llanto tu huella regó.

Caminito cubierto de cardos,
la mano del tiempo tu huella borró.
Yo a tu lado quisiera caer
y que el tiempo nos mate a los dos.

Desde que se fue
triste vivo yo,
caminito amigo,
yo también me voy.
Desde que se fue
nunca más volvió,
seguiré sus pasos,
caminito, adiós.

Fotos de Bruna Cazzolato Ribeiro e Raphael Gomes.
Sites consultados: www.umpoucodebaires.wordpress.com

Um comentário:

  1. Realmente é um lugar interessante..Há muitas opções de bares e restaurantes durante a tarde. E é bem como disse, o lugar é agressivo com tanta gente rodeando para ganhar seu dindin do dia! Foi no Caminito amigo que a moça quis me cobrar $100 pesos uma garrafinha de água de 600 ml ! Òh! Caminito amigo que nada! Ainda bem que eu não havia aberto a tão valiosa garrafinha! E ao questionar novamente o valor (pois qualquer um faria isso ao não acreditar na hipótese de custar $100 pesos = aprox. R$50 reais uma garrafinha de água) a argentina ficou brava! E dizia quase aos gritos: 100 pesos! 100 pesos!! No real, no real! Que foi engraçado foi! Valeu a experiência e aos turistas de plantão cuidado para não caírem nessa! Do mais, excelente! Adorei o Caminito!
    Besos, Diana Müller

    ResponderExcluir